Erika Zanoni Fagundes Cunha

Veterinária

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2003)

Especialização em Neurociência Clínica pela Unyleya (2020)

Especialização em Neurogestão pela Uninter (2020)

Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2005) 

Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2019).

É pós-graduanda de Neuromarketing e Neurobranding (2021-2022). Tem experiência na área de comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: neurogestão, neurociência, estresse, transtornos mentais, intervenções assistidas por animais e meio ambiente.

Docente no ensino superior. Escreveu um dos capítulos do livro "As vinte melhores estratégias do ensino do bem-estar animal (World Animal Protection; 2015).

Publicou o capítulo “Ensaios de uma cosmovisão teleológica para uma elaboração de uma legislação específica da TAA” que foi a base do novo projeto de Lei do Congresso Nacional a respeito da Intervenção Assistida por Animais.

É membro da Animal Behavior Society, da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e Sociedade Brasileira de Etologia.

Atualmente atua como diretora das relações institucionais do Centro Superior de Ensino dos Campos Gerais (CESCAGE). No setor de extensão, coordena o grupo Mascotes da Alegria que realiza intervenções assistidas por animais há 10 anos. Na pós-graduação é coordenadora da residência de saúde coletiva.

Atua também na gestão do Colégio Vila Militar CESCAGE e como docente no ensino Fundamental II da disciplina de Cuidar de animais.