Medicina Tradicional Chinesa no tratamento da obesidade
Genética, correria no cotidiano que levam frequentemente aos fast food, abusos alimentares, falta de exercícios físicos podem provocar distúrbios psicológicos e fisiológicos podendo ser um gatilho para o aparecimento da obesidade.
A obesidade, é uma enfermidade resultante de diversos fatores como stress e ansiedade que se traduz numa estatística assustadora, onde um terço da população mundial, hoje, são considerados obesos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) até o ano de 2015 foram registrados 2,3 bilhões de adultos na faixa de sobrepeso.
Para a Medicina Tradicional Chinesa, (MTC) o corpo é o produto do equilíbrio de duas forças ou energias- naturais opostas e complementares, ou seja força feminina Yin e força masculina Yang.
.
A FOME E A OBESIDADE SEGUNDO A MTC
Segundo a MTC, a fome frequente, é um sintoma de depleção energética, ou seja, há um excesso da energia Yang no estômago fazendo com que a comida seja digerida rápida demais, o que provoca uma distensão epigástrica e inchaço abdominal.
Já a obesidade neste conceito oriental, é um distúrbio dos órgãos Baço e Estômago, ambos pertencentes ao elemento Terra, onde há excesso da energia Yang, promovendo rápida absorção dos alimentos e gerando fome com muita frequência. Para o equilíbrio dessa descompensação fisiológica, atualmente existem muitos adeptos que utilizam as terapias orientais para o seu tratamento, onde a alimentação que exceda o limite da saciedade ultrapassa tanto a capacidade de digestão do Baço e do Estômago como a capacidade de absorção e transporte, levando à uma obstrução alimentar que por sua vez, promove um desiquilíbrio se manifestando por sintomas de distensão e plenitude abdominal com eructações ácidas, indigestão, diarreias e vômitos
TERAPIAS CHINESAS USADAS NA OBESIDADE
Todas essas técnicas trabalham com a energia universal (Yin e Yang) atuando nos canais energéticos chamados de meridianos, desobstruindo tensões, restabelecendo equilíbrio emocional e evitando as compulsões alimentares,
Palavras-chave: Medicina Tradicional Chinesa. Obesidade.
Sugerimos que você também leia estes