Como você tem gerenciado suas emoções?

Você anda irritado nos últimos meses?

Anda perdendo o sono?

São alguns sinais que suas emoções precisam ser cuidadas.

Nos últimos meses têm ocorrido várias situações no Brasil e no mundo que despertam desconfortos que atingem as cognições, pensamentos tóxicos são gerados e reações físicas acometem nosso corpo, inclusive com aumento de dores.

Mas, Ana, o que fazer?

Calma, vou te responder, porém preciso aprofundar um pouquinho para contribuir para suas reflexões: todas as situações tóxicas aumentam o nível do hormônio do estresse e a irritabilidade, nos levam a falar palavras impróprias e ferir pessoas, aumentando a ansiedade e os sintomas depressivos.

Quando esses sinais surgem significa que você precisa olhar para dentro, rever sua vida, suas emoções, sua alimentação - pois alguns alimentos podem aumentar as ações tóxicas em você. Procurar um endocrinologista ou nutricionista também é importante para o seu desenvolvimento pessoal. Cuidar das emoções é importante.

Algumas pessoas têm medo do psicólogo, ou acham que não precisam de ajuda para aprender a lidar com o luto, para gerenciar suas emoções etc.

Agora que já aprofundei um pouco mais, quero dizer que gerenciar as emoções depende de uma atitude sua. Nos outros artigos anteriores dei várias dicas, assim como nas minhas redes de contato você terá acesso a muitas outras informações.

Uma atitude significa você ir, movimentar-se rumo a sua saúde emocional.

Saiba que o profissional de Psicologia quer ajudar você a desenvolver novos aprendizados, novos hábitos para você se comunicar, exercícios para diminuir a ansiedade, entre outros aprendizados.

Porém, é um trabalho que depende de você para melhorar; a sua escolha em olhar para dentro é através da conscientização, enfrentar os dilemas desconfortáveis para um novo prosseguir, permitindo-se aprender a praticar novos hábitos. Perdoar a si mesmo também é importante, porque a autocobrança impede de prosseguir e ainda aumenta os sintomas de stress, entre outros problemas.

Haverá momentos em que você também precisará fazer um check up geral da sua saúde. Por quê? 

Pois bem, as emoções interferem em áreas do seu ser, porque cada ser humano tem alma, espírito e corpo. Às vezes as dores na coluna podem estar relacionadas a suas emoções e o inverso também pode ocorrer.

Então, fazer uma visita aos médicos: cardiologista, psiquiatra, clínico geral, ginecologista entre outros será importante também para sua saúde. Sim, ao menos uma vez ao ano, é importante fazer um check up geral do seu corpo.

Enfim, cada profissional de saúde irá contribuir para o seu desenvolvimento, mas tudo depende de você. Somente você poderá decidir o que você quer seguir, uma mudança de vida ou adoecer com a tristeza, com a falta de gerenciamento das emoções, porque gerenciar as emoções é aprender a desenvolver o equilíbrio, a inteligência emocional e principalmente a reaprender a viver a vida com mais saúde emocional, espiritual e física. Novamente, repito, a escolha é sua.  

Leia Tambem

Escrito por Ana Paula Purcino Pellenz

Publicado em 2022-04-20

Tags

Sugerimos que você também leia estes