Os Benefícios da Acupuntura na Síndrome do Pânico

Grande parte dos indivíduos brasileiros atualmente sofrem de alguma doença emocional como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, estresse, enxaqueca, hipertensão, irritabilidade ou insônia, visto que a falta de tempo e o ritmo acelerado de trabalho faz com que a sociedade fique doente e tenha um grande desgaste de energia, refletindo diretamente na qualidade de vida. 

Aproximadamente 12% da população é ansiosa, o que representa 24 milhões de brasileiros com ansiedade patológica. Estima-se que 23% da população brasileira terá algum tipo de distúrbio ansioso ao longo da vida (KNOBL, 2013).

A Medicina Tradicional Chinesa descreve que há sete fatores emocionais: a alegria, a ira, a tristeza, a melancolia, a ansiedade, o medo e o choque são as emoções que derivam das reações diante do estímulo do ambiente. Uma excitação emocional súbita ou de duração prolongada pode prejudicar a saúde, causando distúrbios funcionais de energia e de sangue demasiado, convertendo-se em fatores patogênicos internos. Esses sete fatores emocionais que lesionam os órgãos são um dos principais fatores que motivam as lesões internas.

A Associação Nacional da Síndrome do Pânico descreve como principais sintomas da doença os seguintes estados: falta de ar, vertigem, palpitações (taquicardia), tremor nos braços e/ou nas pernas, sudorese, sufocamento, náusea ou desconforto abdominal, despersonalização, anestesia ou formigamento, ondas de calor ou calafrios, dor ou desconforto no peito, medo de morrer e medo de enlouquecer. Leitor, caso sinta esses sintomas procure seu médico.

A Acupuntura é apontada como uma técnica eficiente no tratamento e prevenção de doenças, como na Síndrome do Pânico é uma técnica reconhecida internacionalmente, utilizando-se da colocação de agulhas metálicas em pontos específicos para harmonizar e preservar ou devolver a saúde. 

É um tratamento de ação rápido, estimula a produção dos hormônios da alegria (adrenalina), da dor (endorfina), do sono (melatonina). 

A Acupuntura mostra- se promissora no tratamento da Síndrome do Pânico gerando efeitos como a liberação de substâncias na circulação sistêmica que proporcionaram aos pacientes relaxamento muscular e psicológico, diminuição da frequência cardíaca e das percepções desconfortáveis de medo e insegurança, melhora do sono e da qualidade de vida do paciente.

 

 

Palavras-chave: Síndrome do Pânico. Acupuntura

Leia Tambem

Escrito por Tacyana Julieta Schmidt

Publicado em 2022-01-15

Tags

Psicologia

Sugerimos que você também leia estes