Respira, inspira e não pira!

 

Vamos falar sobre a respiração consciente?! Sim! A respiração é uma ferramenta muito poderosa, um recurso inesgotável, de fácil e rápido acesso em momentos tanto difíceis quanto momentos em que estamos em busca de um refúgio ou de uma resposta.

 

Pode parecer simples e, de fato, é mesmo. Mas quando foi que você parou por alguns instantes do seu dia para inspirar e expirar de maneira consciente? Trazendo a sua consciência para o momento presente e permitindo ouvir seu corpo e sua mente de forma clara e objetiva, proporcionando calma e alento para sua alma! Um momento seu, único e intransferível? Quase nunca, não é? Exatamente por ser algo mecânico e natural, nós não nos atentamos a grandeza e o poder desse simples movimento em nossas vidas. 

 

A respiração (inspiração e expiração), muito além de nos manter vivos e oxigenados, é também um movimento de energia. Essa energia que nos circunda e nos rodeia, é chamada de Qi, Chi, Ki ou Prana, que nada mais é que a energia vital, que circula dentro e fora de nós, nos mantendo vivos e conectados com todos os seres vivos, toda a natureza, todo o Universo. 

 

Movimentar essa fonte maravilhosa de energia através da respiração consciente é um dos grandes presentes que você pode dar a si mesmo. 

 

Os momentos de alívio, de conforto, não vêm finalizados por um suspiro? 

 

Quando estamos muito tensos, nervosos, irritados ou chateados não temos a tendência de prender a respiração, manter a respiração longa e "pesada", trazendo a sensação de peso no peito e sufocamento? 

 

Quando estamos felizes e ansiosos de maneira positiva a respiração fica curta, leve e traz a sensação de borboletas no estômago... 

 

Todos os sentimentos e sensações refletem diretamente em nosso corpo físico, para muito além somente do mental... a forma como nosso corpo reage e recebe essas sensações e emoções passam primeiramente pelo filtro da respiração e olha o mais legal de tudo isso: Nós temos controle absoluto sobre isso! 

 

Basta trazer a nossa atenção e consciência para esse momento.

 

Seu corpo e sua mente merecem alguns minutos de atenção do seu dia para encontrar seu equilíbrio e te trazerem para o momento presente, te proporcionando clareza e leveza para todo e qualquer momento do seu cotidiano. 

 

Há técnicas e exercícios respiratórios específicos para serem treinados? Sim! Na Yoga, eles são chamados de Pranayamas, por exemplo. 

 

Mas você não precisa ser adepto ou praticante de nenhuma atividade específica. Meu convite para você, hoje, é que inicie do seu jeito, em qualquer lugar, a qualquer momento, o seu autocuidado de respirar conscientemente, melhorando a oxigenação de suas células, trazendo clareza mental, tranquilizando seus impulsos nervosos, te trazendo para o seu momento do aqui e agora e muitas vezes, trazendo as respostas e as certezas acerca de suas buscas. 

Alguns minutos de prática diária vão começar a fazer uma grande diferença na sua rotina!

Simples, não? 

A sabedoria está na simplicidade!

Não deixe de aproveitar todos os recursos que o Universo oferece  gratuitamente para seu autoconhecimento e evolução. 

Eu posso, você pode, nós podemos!

Começamos hoje, que tal?! 

 

Palavras-Chave: Respiração. Inspiração. Expiração. Ioga

Leia Tambem

Escrito por Janaína Buss

Publicado em

Tags

Psicologia

Sugerimos que você também leia estes